Suspensão de reajustes em 2020 devido Covid 19

Por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, estão suspensos os reajustes por mudança de faixa etária a partir de 1º de setembro até 31 de dezembro de 2020, retroativo a janeiro de 2020. Portanto, a Pró-Saúde fará os ajustes necessários para emitir os boletos de cobrança com os valores descontados no mês de outubro, assim como procederá os ajustes no desconto em folha da UEPG. Segundo a orientação da ANS, os valores suspensos serão recompostos nos boletos de janeiro a abril de 2021. Qualquer dúvida em relação aos valores cobrados, os Associados poderão solicitar esclarecimentos diretamente com um dos diretores da Pró-Saúde. Para maiores informações ver http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5920-suspensao-de-reajustes-2020.

Covid-19: ANS finaliza análise técnica e determina inclusão de testes sorológicos no Rol de Procedimentos

DetalhesCategoria:CoronavírusPublicado em: 13/08/2020

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incorporar de forma extraordinária ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde os testes sorológicos para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus. A decisão da Diretoria Colegiada, nesta quinta-feira (13/08), foi tomada após a ANS concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade.  

A medida passa a valer a partir de amanhã (14/08), com a publicação da Resolução Normativa no Diário Oficial da União. Os procedimentos incorporados são a pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais, que passam a ser de cobertura obrigatória para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, conforme solicitação do médico assistente, quando preenchido um dos critérios do Grupo I e nenhum dos critérios do Grupo II destacados a seguir: 

Grupo I (critérios de inclusão): 

a) Pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas

b) Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2 

Grupo II (critérios de exclusão): 

a) RT-PCR prévio positivo para SARS-CoV-2

b) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo

c) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item b do Grupo I) 

d) Testes rápidos 

e) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado

f) Verificação de imunidade pós-vacinal

Confira abaixo a descrição das condições que caracterizam Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave: 

Síndrome Gripal (SG): Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças: além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. 

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Participação social 

Em 24/07, a ANS promoveu uma audiência pública a fim de receber contribuições da sociedade civil e dos agentes regulados a respeito dos testes sorológicos. O evento contou com a participação de 146 pessoas representando diferentes categorias (sociedades médicas, órgãos de defesa do consumidor e entidades de ensino e pesquisa, setor regulado, entre outras), tendo sido contabilizadas, ainda, 1.750 visualizações na transmissão feita pelo canal da ANS no YouTube. As contribuições efetuadas na audiência pública ofereceram mais subsídios para a equipe técnica da ANS embasar sua tomada de decisão.

Finalizado esse amplo processo de discussão e análise técnica, a Agência concluiu pela inclusão da pesquisa de anticorpos IgG ou anticorpos totais, com Diretriz de Utilização (DUT). 

Sobre os testes para diagnóstico da Covid-19 

Os testes sorológicos são aqueles que objetivam detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus e podem ser realizados por meio das técnicas de imunofluorescência, imunocromatografia, enzimaimunoensaio e quimioluminescência. Os diversos testes sorológicos existentes apresentam sensibilidade e especificidade diferentes, que podem apresentar alto percentual de resultados falsos negativos. Por isso é importante observar o início dos sintomas e o período adequado para indicação de cada teste, além de serem interpretados com cautela e considerando a condição clínica do paciente. 

Já os testes que utilizam a metodologia RT PCR possuem a finalidade de identificar a presença do material genético do vírus. Neste tipo de teste, são utilizadas amostras de esfregaço nasal ou orofaríngeo, escarro ou líquido de lavagem broncoalveolar. O RT PCR é considerado padrão-ouro para diagnóstico laboratorial da Covid-19, e está incorporado ao Rol de Procedimentos da ANS desde 13/03

A ANS reforça que, no que tange à incorporação de procedimentos para diagnóstico e manejo do paciente com Covid-19, o conhecimento da infecção pelo vírus ainda está em fase de consolidação e, à medida que novas evidências forem disponibilizadas, as tecnologias e orientações sobre seus usos poderão ser revistas.

Comunicado aos associados

Atendimento apenas online

Caros Associados,

A Pró-Saúde está atendendo presencialmente de segunda a sexta, das 8 ás 12h e continuará atendendo on line enquanto perdurar essa determinação por parte das autoridades de saúde. Para ser atendido entre em contato pelos meios listados abaixo para agendar seu atendimento

Entre em contato pelos seguintes meios eletrônicos:

  • E-mail: pro-saude.uepg@uol.com.br
  • WhatsApp Josiane: (042) 98428-8627
  • WhatsApp Lilian: (042) 99955-1553
  • WhatsApp Luciano: (042) 99925-8456


Observação 1: Estamos dispensando a obrigatoriedade de apresentação de guia de consulta/exames/procedimentos junto aos nossos conveniados, portanto não há necessidade de solicitar a guia, bastando ir ao consultório/laboratório com a carteira da Pró-Saúde.


Observação 2: Extraordinariamente receberemos os documentos de reembolso (requisições, recibos e notas fiscais) enviadas por meio eletrônico (escaneados em pdf ou jpg) e que podem vir por e-mail ou WhatsApp (prazo para envio permanece o mesmo, ou seja até as 11 horas do dia 25 do mês em curso). Os documentos originais deverão ficar em poder do associado para que seja encaminhado tão logo as restrições de circulação de pessoas seja suspensa.

Se cuidem durante a quarentena!